Pesquisadores |
Biodatas |
Pesquisas desenvolvidas ou em andamento |
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Vicente de Lima-NetoDoutor |
Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN/UFERSA/IFRN. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA), atua principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos, emergência e reelaboração de gêneros, mesclas genéricas, remix, pedagogia dos multiletramentos e enquadramento crítico na educação. | Letramento(s), multiletramentos e novos letramentos: Gêneros e ensino de línguas numa perspectiva crítica. Discurso de resistência em ambiência digital. | ||
Francisco Ebson Gomes-SousaMestre |
Possui graduação em Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018), Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2013), Especialização em Libras pela Faculdade de Arujá (2015), Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professor e tradutor/intérprete de Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) e Grupo de Pesquisa em Oralidade e Letramentos (ORALE), atua principalmente nos seguintes temas: multiletramentos, tecnologias digitais, ensino de língua estrangeira, português para surdos, educação de surdos e Libras. |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos como L2: o whatsapp na aprendizagem; Ensino de libras como língua adicional e língua materna; Redes sociais e multiletramentos: facebook e a aprendizagem da LIBRAS por ouvintes e outros. | ||
Rosângela Ívina Araújo dos SantosGraduada |
Possui graduação Licenciatura em Letras com habilitação em Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino ( POSENSINO) e é professora temporária de Libras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros escolarizados, oralidade e ensino. É membro dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE) e Linguagens de Internet (GLINET).
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A oralidade na BNCC do Ensino Médio: uma análise sobre as habilidades e as práticas docentes para o ensino da língua oral | ||
Isadora Oliveira do NascimentoEspecialista |
Técnica em Informática formada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN). Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Ensino (POSENSINO – IFRN/UERN/UFERSA). Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET. Assistente em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
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Pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua portuguesa: uma análise de design e elementos discursivos em fake news políticas |
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Leiliane Aquino NoronhaMestra |
Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará – (UECE/FAFIDAM) e Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) em associação ampla com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE) e Linguagens e Internet (GLINET), ambos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
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A oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma análise sobre propostas de aplicabilidade | ||
Edilson Benedito FernandesGraduando |
Graduando em Letras-Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Membro do grupo de pesquisa em Linguagens e Internet (GLINET/UFERSA); pesquisa acerca dos discursos de ódio à luz da ADC (Análise de Discurso Crítica). Atualmente, participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).
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Discursos de ódio em perfis de lideranças políticas: uma análise de discurso crítica no twitter |
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Tárcia Tamária da Costa SilvaGraduada |
Graduada em Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2019). Atualmente aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Atua como professora/intérprete de Libras na SEEC/RN e como professora de Libras na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar. Tem experiência na área de Linguística, atuando nos seguintes temas: Sites de Redes Sociais e ensino, gêneros e multiletramentos. É membro dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE) e Linguagens de Internet (GLINET).
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Sites de rede social e multiletramentos: o ensino de libras no Instagram | ||
Polianny Ágne de Freitas NegócioMestra |
Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) e do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE), nos quais desenvolve pesquisas sobre letramentos, letramentos digitais e tecnologias digitais no ensino.
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Letramentos Digitais e Ensino: Uma análise a partir da Olimpíada Nacional em História do Brasil | ||
Erika Guimarães de OliveiraMestra |
Graduada em Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2004). Mestra em Ensino de Línguas e Artes, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO (2019), uma associação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) e do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras- Linguística e Ensino, desenvolvendo pesquisas sobre: ensino de língua portuguesa, multiletramentos, multimodalidade, letramento crítico, tecnologias digitais e memes.
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Atividades Interativas de Leitura em Aulas de Língua Materna; Letramento Crítico Multimodal no ensino de Língua Portuguesa: Investigando os memes compartilhados no facebook. | ||
Valdenízia da Conceição BezerraMestranda |
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestranda em Ensino (POSENSINO – IFRN/UERN/UFERSA). Integrante dos Grupos de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET e Letramentos e ensino (ORALE). Atua como professora polivalente na SEEC/RN.
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O gênero documentário como produção autoral do aluno do ensino fundamental: uma análise dos elementos multimodais e o uso das tecnologias. |
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Edson Gomes Ferreira JuniorMestre |
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2015). Especialista em Educação Interdisciplinar – UFERSA (2017). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (2020), em associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Integrante dos Grupos de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE e Linguagens e Internet – GLINET. Professor efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Mossoró, RN.
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A base nacional comum curricular e suas implicações para o ensino da oralidade no ensino fundamental – anos finais. |
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Elvislânia Lemos da SilvaGraduanda |
Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Membro do grupo de pesquisa em Linguagens e Internet (GLINET/UFERSA); pesquisa sobre Discursos proibidos no Twitter/ Discurso Pornográfico. Ex Membro do grupo de pesquisa em Linguística Educacional (LEd).
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Discursos proibidos no twitter. | ||
Juliana Gurgel SoaresMestra |
Mestra em Ensino pelo programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO, associação entre UFERSA, IFRN E UERN (2018). Especialista em Direito Previdenciário pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (2016). Graduada em Direito pela Universidade Potiguar (2015). Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE. Pesquisa principalmente sobre oralidade e argumentação.
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O ensino da oralidade a partir da argumentação no gênero debate. | ||
João Batista Neves FerreiraMestre |
Mestre em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialização em Libras pela UESSBA – Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia, Graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa (2012), aprovado no Programa Nacional para Certificado de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira – PROLIBRAS – Nível Médio (2007). Possui curso de Formação de Instrutor de Libras pela FUNAD – Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET. Atualmente é professor do magistério superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, com vasta experiência na área de Letras-Libras, Licenciatura, coordenação, direção e tutoria atuando principalmente nos seguintes temas: surdo, aquisição e desenvolvimento da linguagem, libras e gestos, letramento visual, material didático, teatro, metodologia de ensino de Libras como L1 para alunos surdos e L2 para alunos ouvintes, qualidade de vida, escola, bilíngue, Libras | Letramento Visual no ensino da Libras: uma abordagem multimodal para surdos. | ||
Vitória Costa de JesusGraduanda |
Graduanda em Letras-português e suas respectivas Licenciaturas, pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente atua como coordenadora Geral do Diretório Central dos estudantes (DCE) Romana Barros no Campus Caraúbas. Membra do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) onde desenvolve uma pesquisa a cerda de discursos de resistência no Instagram. Recentemente, tornou-se participante do programa institucional de bolsa e iniciação a docência (PIBID).
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Discursos de resistência no perfil do Instagram Quebrando o Tabu. | ||
Agápito Pereira Tôrres NetoMestre |
Licenciado em Letras – Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela UERN (2009) e mestre em Ensino de Línguas e Artes (Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, associação ampla UERN/UFERSA/IFRN (2019)). Professor de Língua Inglesa da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagens e Internet (GLINET) e Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Inglesa, Multiletramentos, Livros Didáticos, Ensino Médio.
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Multiletramentos no livro didático: análise de uma coleção de língua inglesa para o ensino médio. |
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Stephanie Silva DantasMestranda |
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino(POSENSINO) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Universidade Federal do Semi-Árido/UFERSA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Integrante do Grupo de Pesquisa oralidade, letramento e ensino/ORALE. Especialização em Leitura e Produção de Textos pela UERN. Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, também pela UERN. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Educação Básica do Estado do Ceará. Tem interesse em estudos sobre Leitura, Produção de Textos, Práticas de Letramentos, Gêneros Orais e Ensino da Oralidade.
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A base nacional comum curricular e o ensino da oralidade: proposta de atividades para o ensino dos elementos da oralidade. | ||
Leiliane Nogueira SantiagoMestra |
Graduada em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) uma associação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do grupo de Pesquisas Linguagens e Internet (GLINET) e do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da educação básica pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica e ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: multiletramentos, multimodalidade, letramento crítico e ensino de língua portuguesa. | Letramento Crítico Multimodal no ensino de língua portuguesa a partir de tiras; Multiletramentos e ensino de língua portuguesa. | ||